quinta-feira, 9 de março de 2023

PGR pede que STF rejeite denúncia da Lava-Jato contra caciques do MDB

O Globo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite uma denúncia da oriundo da Operação Lava Jato por organização criminosa contra caciques do MDB.

A acusação foi apresentada pela PGR em setembro de 2017 contra os senadores Renan Calheiros e Jader Barbalho, os ex-senadores Edison Lobão, Romero Jucá e Valdir Raupp, o ex-presidente José Sarney e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado por suposta prática de organização criminosa.

Segundo a denúncia do MPF, os envolvidos teriam recebido R$ 864,5 milhões de recursos vindos de contratos da Transpetro e da Petrobras. Em manifestação enviada ao STF, porém, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que não há elementos que justifiquem a abertura de uma ação penal contra os políticos.

"A inovação acima tem profundo reflexo na situação em análise, com a mudança legislativa, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal passou a entender, de forma unânime, que a mera palavra do colaborador e os elementos de provas apresentados por eles não são suficientes para o recebimento da denúncia”, afirmou.

Ainda segundo a PGR, o chamado pacote anticrime impede que sejam recebidas denúncias só com base em delações premiadas. "A mera palavra do colaborador e os elementos de provas apresentados por eles não são suficientes para o recebimento da denúncia", diz a manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...