sexta-feira, 3 de março de 2023

Partido Novo pede a PGR investigação contra Juscelino Filho

O Partido Novo acionou o Ministério Público para que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, seja processado criminalmente por uso irregular de verbas públicas e por defesa de interesses particulares no exercício da sua função pública.

O Novo denuncia a utilização de emendas parlamentares para a construção de estradas que dão acesso às fazendas do ministro na cidade de Vitorino Freire, no Maranhão.

As emendas de mais de R$ 7 milhões vieram da Codevasf, em 2020, e foram repassadas para a Prefeitura da cidade, que tem sua irmã como prefeita.

O novo também menciona o fato de que o titular da pasta das comunicações recebeu diárias do governo federal por dias em São Paulo, São Luís e até no exterior, sem agenda de trabalho . O total de diárias recebidas por Juscelino em duas viagens internacionais (a Portugal e Espanha) contabiliza R$ 34,2 mil. Em nota, o Ministério disse que Juscelino devolveu diárias de viagens que fez para o seu estado natal, o Maranhão, e para São Paulo, nas quais teve poucas agendas e aproveitou para passar o final de semana.

O partido também menciona o uso de aviões da FAB e a indicação de emendas para contratos com empreiteiras envolvidas em suspeitas de irregularidades em obras da estatal federal Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

"É inacreditável que, mesmo depois de tudo que foi revelado, o ministro ainda continue no cargo com a benção do presidente", declarou Eduardo Ribeiro, presidente do Novo, por meio de nota.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que aguarda explicações mas irá conversar com o ministro na segunda-feira (06). As palavras do presidente deixaram aberta a possibilidade de Juscelino ser demitido do cargo caso não consiga provar sua inocência.

As denúncias tiveram como base reportagens do jornal O Estado de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...