quinta-feira, 30 de março de 2023

Governo divulga plano para frear propagação da gripe aviária no país

Publicada nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial da União, uma portaria contendo medidas para conter a disseminação da gripe aviária seja no Brasil. O documento foi publicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e promove uma contensão do vírus influenza H5N1, que já matou cerca de 58 milhões de aves pelo mundo desde outubro do ano passado.

A portaria determina a suspensão de exposições, torneios, feiras e eventos que ocasionem aglomeração de aves em todo o território nacional. Outra ponto é a suspensão da criação de aves ao ar livre. As medidas vigorarão por um período de 90 dias.

Estão suspensas atividades para qualquer tipo de ave de produção, ornamentais, passeriformes, silvestres ou exóticas em cativeiro, ou demais que são criadas para outras finalidades.

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente animais domésticos e silvestres. Até o momento, foram registrados focos em países vizinhos como Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Chile, Argentina e Uruguai; granjas comerciais são os principais locais onde ocorrem as notificações da doença. Também surgiram casos na Europa e Estados Unidos.

3 casos foram considerados suspeitos no território brasileiro até 15 de fevereiro: dois no Rio Grande do Sul e um no Amazonas, mas todos foram descartados após exames com resultado negativo. 

De acordo com o Ministério da Agricultura, esta é a maior epidemia de gripe aviária identificada, com alta periculosidade, estando a maioria dos casos relacionados com o contato de aves silvestres migratórias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...