Os parlamentares integrantes da Comissão de Educação, Desporto,
Ciência e Tecnologia reuniram-se na manhã desta quarta-feira (1º), na Sala das
Comissões da Assembleia Legislativa, para discutir a elaboração de um relatório
global acerca das obras paralisadas e inacabadas em todas as regiões do
Maranhão.
Ao abrir a reunião, o presidente da Comissão de Educação, deputado
Ricardo Arruda (MDB), fez uma explanação sobre obras paralisadas e inacabadas
em todo o estado com base em informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação (FNDE).
Arruda revelou que há cerca de 540 obras paralisadas ou inacabadas no
Maranhão: “A situação destas obras é bem mais crítica no Maranhão, que só perde
para o estado do Pará”, afirmou o presidente da Comissão.
Ele acrescentou que é um grande desafio retomar pelo menos 89 obras
paralisadas, mas que podem ser reiniciadas a qualquer momento, desde que para
elas seja restabelecido o fluxo financeiro.
“Com um planejamento financeiro adequado e um assessoramento técnico às
prefeituras, com certeza o cenário que se tem hoje no estado pode ser
modificado”, declarou o deputado Ricardo Arruda.
Além do presidente Ricardo Arruda e do vice-presidente, Leandro Bello
(Podemos), a reunião da Comissão de Educação contou também com a presença dos
deputados Carlos Lula (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Júlio
Mendonça (PCdoB) e Juscelino Marreca (Patriota).
O deputado Carlos Lula sugeriu que sejam aprofundadas as discussões e
encaminhamentos sobre as obras paralisadas e inacabadas na área da educação, em
todas as regiões do estado.
Ele propôs também que o assunto seja tratado de forma conjunta pela
Comissão de Educação e pela Comissão de Obras e Serviços Públicos da Casa,
presidida pelo deputado Cláudio Cunha (PL).
O deputado Júlio Mendonça sugeriu que a discussão do assunto seja,
também, compartilhada com a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).
Os deputados Leandro Bello, Juscelino Marreca e Cláudia Coutinho
manifestaram todo o apoio à proposta de levantar a situação de cada uma das
obras paralisadas para que, o quanto antes, possam ser retomadas.
“Acho que é inadiável este trabalho de aprofundar este levantamento de
verdadeiros elefantes brancos – creches, escolas, quadras esportivas etc – que
estão espalhados em diversos municípios. Daí a importância de um diagnóstico
destas obras, para se avaliar a real situação de cada uma delas e lutar para
que sejam retomadas e concluídas em benefício da população”, frisou Cláudia
Coutinho.
Propósito
O presidente e o vice-presidente da Comissão foram enfáticos ao afirmar
o propósito de um trabalho articulado com as demais comissões técnicas da Casa.
“Vamos trabalhar com uma postura propositiva, bastante participativa e
democrática, para assegurar o sucesso dos nossos trabalhos. Tenho certeza de
que eu e os demais pares vamos fazer um bom trabalho nesta Comissão, que será
bastante atuante”, ressaltou Ricardo Arruda.
Na reunião desta quarta-feira, a Comissão de Educação recebeu a visita
dos dirigentes da Academia Maranhense de Ciências, que fizeram uma explanação
sobre a história e a atuação da instituição, presidida pelo professor Henrique
Mariano Costa do Amaral.
Também participaram da visita os professores Francisca Neide Costa (vice-presidente da Academia), Antônio Oliveira (secretário geral), André Santos da Silva Neto (diretor técnico), Dayse Maria Martins (segunda secretária) e Alan Kardek Gomes Pacheco Filho (tesoureiro geral).
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