quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Tempos difíceis para a Jovem Pan: YouTube desmonetiza canais da emissora

O YouTube desmonetizou todo os canais da Jovem Pan de sua plataforma. A decisão não foi em razão de cumprimento de eventual decisão da justiça; foi uma iniciativa da própria plataforma de compartilhamento de vídeo após concluir que o conteúdo do canal da JP vai contra as regras políticas do site. As infrações foram identificadas no programa Os Pingos nos Is, porém a penalização atingirá todo o veículo.

“O canal Os Pingos nos Is incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização”, expressou o YouTube por meio de nota, acrescentando que:

“Desta forma, suspendemos a monetização do respectivo canal e dos outros que integram a rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras”, finalizou.

De acordo com alguns veículos de comunicação, a propagação de notícias falsas tais como as afirmações de que as eleições presidenciais deste ano teriam sido fraudadas foi um dos motivos que levaram a decisão de desmonetização na rede social, destacando que a ação pode prejudicar o faturamento da Jovem Pan. A emissora amplificou de forma considerável a sua audiência depois de fazer suas transmissões no YouTube. 

Comento

A decisão do YouTube foi autoritária. Se, após análise, o YouTube concluiu que Os Pingos nos Is que infringiu as regras da empresa, então somente esse programa deveria ter sido penalizado, e não todos os programas da grade da emissora. 

Do aspecto moral para o econômico, a decisão representa, sem dúvida, um prejuízo milionário para o grupo Jovem Pan, recordista que detém mais de 35% das visualizações mundiais do YouTube, segundo o próprio grupo de comunicação. É o maior canal de notícias do mundo, uma audiência monstruosa que deverá sofrer um abalo financeiro colossal com a perda de publicidade.

Maior plataforma de vídeos do planeta, o YouTube, por outro lado, também perde em faturamento já que os vídeos da Jovem Pan rendem milhões de visualizações. É um jogo em que ambos perdem financeiramente.  

Será que a Jovem Pan deverá voltar à sua realidade dos tempos "pré-YouTube", quando a plataforma de compartilhamento de vídeo ainda não era a mina de ouro em que se tornou em anos recentes? Ou seria a decisão do YouTube apenas parte de um processo ou esforço para "baixar a poeira"? O tempo trará as respostas. 

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