terça-feira, 8 de novembro de 2022

Flávio Dino expõe desejo de remover 'entulho bolsonarista'

Em entrevista ao UOL News nesta terça-feira (8) o senador eleito Flávio Dino (PSB) disse que irá participar da equipe de transição de governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e terá a responsabilidade pela coordenação da área de Justiça e Segurança Pública. O ex-governador do Maranhão declarou que a sua participação tem o objetivo de remover o que chamou de "entulho bolsonarista". Vale relembrar que a transição de governo será conduzida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). 

"Alckmin me informou do desejo de Lula de que eu ajude a coordenar as áreas de Justiça e Segurança Pública, áreas em que tenho dedicação profissional. Vou contribuir durante a transição para que o entulho bolsonarista possa ser removido rapidamente", afirmou Flávio Dino. 

Ele explicou o que considera como "entulho".

"O entulho a que me refiro é a legislação belicista e a ideologização das polícias, que acabaram resultando em tragédias. Tivemos agora ataques mostrando que chegou a hora da lei se impor. É uma tarefa do governo trazer a polícia para o território da legalidade. Isso envolve uma séria de medidas administrativas", disse o senador eleito. 

Ainda de acordo com Flávio Dino, essas medidas envolvem revogações de leis, recadastramento de portes de armas e medidas pedagógicas que estimulem o desarmamento da população civil.

Dino viaja nesta quarta-feira (9) para Brasília e se reunirá com Geraldo Alckmin e toda a equipe de transição.


Atos bolsonaristas

Além da transição de governo, Flávio Dino falou durante a entrevista sobre outros temas. Os atos bolsonaristas foi um deles. Sobre os protestos bolsonaristas que bloquearam rodovias no país, Dino cobrou investigação e os classificou como antidemocráticos e como "coisa de criminoso". Avalia que as ações do ministro do STF Alexandre de Moraes são virtuosas e exigem investigação mais aprofundada sobre o problema. "A atuação de Alexandre de Moraes é virtuosa e, ao mesmo tempo, é um convite para que outros atuem, a fim de que tenhamos um cumprimento da lei no Brasil. A lei tem que ser cumprida. Temos milhares de pessoas que estão se comportando de maneira ilegal e criminosa". 


Flávio Dino diz não ter a pretensão de ser indicado ao STF por Lula

Sobre a especulação na imprensa de ser indicado por Lula para ocupar uma vaga como ministro do STF no futuro, Flávio Dino afirmou não possuir esse sonho por estar "bem" na política.

"Em 2006, fiz a opção de largar 12 anos de magistratura para ser político e estou muito confortável. Nunca me coloquei esse questionamento. No mundo prático isso não existe. Fico honrado, é um reconhecimento, mas não é um projeto, um pleito, um sonho, nada desse tipo. Estou muito bem na política", concluiu ele em entrevista ao UOL News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...