quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Ministério da Defesa não encontrou prova de fraudes na urna eletrônica

O Ministério da Defesa entregou, nesta quarta-feira (9), o relatório produzido pela equipe técnica das Forças Armadas sobre a fiscalização das urnas eletrônicas ao Tribunal Superior Eleitoral. Em 943 documentos analisados não foram encontradas diferenças entre os resultados registrados nas sessões eleitorais e as totalizações do TSE. Os militares também não encontraram inconsistências nos boletins de urnas analisados no 1º e 2º turno das eleições.

Conclusão: o relatório sobre o sistema de votação eletrônico brasileiro não identificou evidências de fraude eleitoral; apontou, no entanto, fragilidades de segurança e fez sugestões de aperfeiçoamento que serão analisadas pelo TSE.

Os militares fizeram o sorteio de 462 sessões eleitorais no primeiro turno. Nelas foram analisadas 442 cópias dos boletins de urnas, ou BUs, documentos emitidos nas sessões eleitorais após a votação; servem para a conferência pública do resultado das eleições. 

Para a análise no segundo turno houve o sorteio de 501 sessões eleitorais com a avaliação de 501 boletins. Abaixo seguem dois trechos do relatório.

"Em ambos os turnos, não se verificou divergências entre os quantitativos registrados no BU afixado na sessão eleitoral e os quantitativos de votos constantes no respectivo BU disponibilizado no site do TSE".

"Do trabalho realizado, destaco dois pontos. Primeiro, foi observado que a ocorrência de acesso à rede, durante a compilação do código-fonte e consequente geração dos programas (códigos binários), pode configurar relevante risco à segurança do processo. Segundo, dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento".  

O resultado do relatório dos militares frustrou as expectativas de Jair Bolsonaro. Uma suposta inconsistência entre os resultados aferidos nas urnas eletrônicas e a totalização dos votos no TSE era um dos principais argumentos do presidente para pôr em dúvida o processo eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...