terça-feira, 22 de novembro de 2022

UOL: Metade dos parlamentares eleitos que dizem ser negros são brancos

Uma notícia que deveria surtir forte impacto acabou não tendo tão grande repercussão. Reportagem publicada pelo UOL no dia 20 de novembro revela que nas eleições de 2022 foram eleitos 517 parlamentares no Brasil que se declararam negros, o que representa 32,3% dos deputados federais, estaduais e senadores que irão assumir mandatos em janeiro de 2023. O ponto central (e escandaloso) da matéria é a constatação de que nem todos esses políticos podem ser considerados negros pela sociedade brasileira; apenas 263 são de fato negros, aponta o site.

O UOL contratou uma banca de heteroidentificação racial (método usado para evitar fraudes nas cotas raciais) para fazer análise. Os 263 apontados como negros representam 16,4% dos novos integrantes do senado, da Câmara dos deputados e das assembleias legislativas nos estados.

Uma informação é crucial para entender o que pode tratar-se de uma imensa fraude. Neste ano houve a primeira eleição em que os partidos foram obrigados, por decisão do TSE, a destinar de modo proporcional às campanhas de candidatos negros as verbas dos fundos partidário e eleitoral. O fundo eleitoral tinha à disposição R$ 4,9 bilhões de reais, a maior verba desde 2017, ano da sua criação. Com base nesse dado a reportagem sugere que possíveis fraudes na autodeclaração podem dissimular a falta de avanço da representatividade na política, representatividade que no caso em questão está bem longe de refletir a parcela negra da população do país: 56,2%. Estranho é que o site menciona duas consequências da fraude (falta de representatividade da população negra é uma delas) mas sequer sugere possíveis causas dessa fraude. Talvez por falta de forte evidência para sustentar declarações mais incisivas.

O UOL publicou uma foto (veja acima) com 10 deputados federais eleitos em 2022 que se autodeclararam negros ao TSE: Alexandre Leite (União Brasil-SP), Andreia Siqueira (MDB-PA), Antônia Lucia (Republicanos-AC), Arthur Lira (PP-AL), Dimas Gadelha (PT-RJ), Duarte Jr (PSB-MA), Júnior Mano (PL-CE), Sérgio Brito (PSD-BA), Silvye Alves (União Brasil-GO), e Wellington Roberto (PL-PB). 

Para ler a reportagem completa clique no link a seguir.

Metade dos parlamentares eleitos que dizem ser negros são brancos - 20/11/2022 - UOL Notícias

Um comentário:

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...