terça-feira, 15 de novembro de 2022

MST anuncia novas invasões de fazendas

O MST anunciou a chamada ‘ocupação’ de duas fazendas na região da Chapada Diamantina, na Bahia. De acordo com a revista Veja, as invasões ocorreram no fim de semana.

Após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, veio a indicação do próprio movimento de que as suas conhecidas ações voltariam ao protagonismo; a justificativa dada pelo MST para novas invasões de terras seria o fim da reforma agrária no país.

Segundo Veja, no último sábado 100 famílias invadiram a Fazenda Gentil, localizada no município de Maracás, a 350 quilômetros de Salvador. No domingo, 150 famílias invadiram a Fazenda Redenção, a 320 quilômetros da capital, nos municípios de Planaltino e Irajuba.

Os integrantes do grupo alegam que as áreas invadidas são de propriedade de uma empresa “falida” e que ela “abandonou” as terras que seriam destinadas à monocultura de eucalipto.

O movimento informa que as famílias que invadiram as fazendas viviam nas periferias das cidades e estariam “passando dificuldades”. Considerando que as recentes invasões foram bem-sucedidas, os sem-terra garantem que já se organizam para a produção de alimentos e construção de barracos para moradia nos locais invadidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...