quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Pastor manda recado a fiéis petistas: "procure uma igreja petista!”

Líder da Assembleia de Deus em Mossoró (RN), o pastor Francisco Miranda disse durante sua pregação em um culto recente celebrado em sua igreja que o local está cheio de petistas; recomendou a esses fiéis procurar outra igreja.

“Tem muita coisa que dá pra gente se envergonhar (…) o que tem envergonhado, não é pouca gente não, o que tem de petista no meio da igreja evangélica nos dias atuais não está escrito nos jornais (…) Procure uma igreja petista, essa aqui não é petista, nem bolsonarista”, declarou o pastor. A pregação foi realizada no segundo dia do evento intitulado “Escola Bíblica para Obreiros do Oeste do Rio Grande do Norte”.

O vídeo com o discurso do pastor Francisco Miranda viralizou nas mídias sociais e ganhou notoriedade para muito além da imprensa local. 

Não é necessário muito esforço para entender a atitude anticonformista do líder assembleiano. Jair Bolsonaro (PL) obteve amplo apoio dos evangélicos nos últimos anos, impulsionado pelas pautas de caráter moral e de usos e costumes que fizeram parte do discurso do presidente antes mesmo de se eleger em 2018.  Na campanha presidencial deste ano vários líderes evangélicos conhecidos no país declararam apoio público a Bolsonaro. 

É notável que a maior parte do eleitorado evangélico apoiou o líder da direita no Brasil, mas também não passou despercebido que a parcela dos evangélicos declaradamente lulista rachou igrejas em todas as regiões. Reportagens na grande imprensa noticiavam que muitas pessoas tiveram que mudar de igreja, sob a acusação de serem falsos crentes ou 'apóstatas' por declararem voto em Luís Inácio Lula da Silva (PT), principal representante da esquerda.  

Esses desentendimentos dentro das igrejas evidenciam um conflito entre duas cosmovisões que também habitam os arraiais religiosos: o conservadorismo e o progressismo. O primeiro aspecto é mais presente na maior parte do segmento histórico e ortodoxo do protestantismo e do evangelicalismo, que é, por exemplo, contrário ao casamento gay, à legalização do aborto e das drogas, pautas tão características da esquerda e do progressismo e frutos do compromisso com o naturalismo e com o relativismo moral. Em igrejas as bandeiras progressistas são abraçadas pelos segmentos da teologia liberal e em parte pelo cristianismo popular, marcado não pela erudição, mas pelo experimentalismo.

Uma terceira tendência surgida no evangelicalismo durante a pandemia da Covid 19, e que cresceu por ocasião da campanha eleitoral para presidente, defendia o voto nulo ou em branco, por entender que, apesar do voto em Lula ser inadequado a um cristão, o voto em Bolsonaro também era contrário aos princípios do evangelho em razão dos destemperos e do comportamento irresponsável - e até criminoso - do presidente, durante a crise sanitária.

O fato é que a disputa entre Lula e Bolsonaro pelos votos de parcelas religiosas da população brasileira, assim como dividiu o país, também rachou famílias, relacionamentos e igrejas. Juntar os cacos será desafio monumental e talvez até inatingível, já que as tensões, por ora, parecem não dar indicação de término ou mesmo trégua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...