domingo, 27 de novembro de 2022

Consórcio do Nordeste recomenda volta do uso de máscara contra a Covid

O recente aumento do número de casos de Covid-19 no país levou o comitê científico do Consórcio do Nordeste, grupo formado pelos governos dos 9 estados nordestinos, a recomendar o uso de máscaras em espaços públicos como academias, ônibus, cinemas, escolas e restaurantes, locais tradicionais de aglomeração de pessoas.

Em nota, a entidade também recomendou ao governo federal reforço na vacinação nacional contra o coronavírus.

“A redução da testagem, do rastreamento e do isolamento, associada à retirada das máscaras e à falta das doses de reforço, resultou em taxas elevadas de infecções em diferentes países, incluindo o Brasil, permitindo o aparecimento de novas variantes da Ômicron”, afirmou o Consórcio Nordeste.

“Apesar de o próprio diretor da OMS, Tedros Adhanom, e outras lideranças políticas mundiais terem anunciado há alguns meses que o fim da pandemia estava próximo, nas últimas semanas o número de casos da doença tem aumentado em vários países e também no Brasil”, diz o comitê.

A entidade também prevê que os serviços públicos e privados de saúde devem sofrer “enorme pressão” de casos da doença pelos próximos meses. O início da nova onda no Brasil, segundo o comitê científico, provocou grande tensionamento no sistema de saúde de várias cidades.

De acordo com a nota, houve um aumento de 159,58% na taxa de retransmissão do vírus entre junho e novembro, passando de 1,01 para 2,38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...