terça-feira, 18 de outubro de 2022

Qual presidenciável está na frente? Resumo das principais pesquisas eleitorais

Foi notável o fato de que os números de alguns levantamentos dos principais institutos de pesquisa de intenção de voto divergiram bastante entre si antes do 1º turno das eleições para presidente. O fim das apurações chamou ainda mais a atenção porque houve três tipos de erro nas pesquisas: um era o de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria no primeiro turno em 2 de outubro; o outro tipo de erro mostrava uma ampla vantagem de Lula em relação a Jair Bolsonaro (PL), o segundo colocado, vantagem que chegava a 15% em alguns casos. O terceiro erro tinha relação com o desempenho de Bolsonaro: algo em torno de 35% de intenções de voto, bem abaixo dos 43% obtidos pelo presidente no 1° turno.

Sim, Lula venceu, não as eleições, mas venceu no 1º turno com uma vantagem de 5,2%, resultado bem distinto de grande parte do que as sondagens apontavam. Foram 57 milhões de votos válidos para o petista contra 51 milhões de votos para Bolsonaro. Uma diferença de 6 milhões de votos.

As discrepâncias nos números fizeram com que alguns institutos ficassem com a credibilidade arranhada. 

Se por essa razão ou não - não é possível saber - os resultados de algumas pesquisas que projetam o segundo turno das eleições presidenciais parecem mais 'críveis', mais realistas, ou, pelo menos, mais próximos do resultado do 1º turno. Se esses dados se aproximam da realidade, só o 2º turno poderá confirmar. Vale mencionar que até o momento nenhum levantamento mostrou Bolsonaro numericamente a frente de Lula.

Goste-se ou não, as pesquisas de intenção de voto são o principal elemento de referência que o eleitor tem à disposição. Cabe a cada um avaliar se os levantamentos são confiáveis ou não. Na verdade, até o esforço para dar voto de confiança não é tão simples. O ceticismo tornou-se uma postura comum, e não por culpa do eleitor.

Mas, como foi observado antes, as pesquisas ainda são a principal referência sobre tendências do eleitorado. Feitas essas observações, segue um resumo das principais pesquisas divulgadas até agora sobre o segundo turno. 


Principais pesquisas para o segundo turno


Na última sondagem do PoderData, publicada em 12 de outubro, Lula possui 52% dos votos válidos no segundo turno; Bolsonaro tem 48%.

No levantamento da Genial/Quaest, divulgado em 13 de outubro, Lula lidera com 49% das intenções de voto para o segundo turno, enquanto Bolsonaro aparece com 41%.

Divulgado em 14 de outubro, o levantamento mais recente do Ipespe/XP, mostra Lula a frente com 53%. Bolsonaro tem 47%.

A pesquisa Datafolha, também divulgada em 14 de outubro, mostra os mesmos números. Lula está à frente de Bolsonaro com 53% das intenções de voto contra 47% do adversário. 

Já a pesquisa Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta segunda 17 de outubro, mostra Lula na dianteira com 50%, enquanto Bolsonaro tem 43%.

Também divulgada em 17 de outubro, a pesquisa MDA, apresente Lula na frente com 53,5% dos votos válidos e Bolsonaro, 46.5%.

A pesquisa Modalmais/Futura, divulgada em 14 de outubro, é a que apresenta resultado mais divergente em relação às demais. Ambos os candidatos estão com 46%. A diferença está na casa decimal. 

O petista aparece com 46,9% das intenções de voto contra 46,5% do atual presidente. 

O leitor que tire as suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...