quinta-feira, 25 de maio de 2023

Após 15 anos em cárcere privado em Teresina maranhense é resgatada


Uma maranhense  foi resgatada pela Polícia Civil na última terça-feira (23), em uma residência no bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina, depois de ter sido mantida, por 15 anos, em cárcere privado. Ela foi identificada como Janaina dos Santos, de 27 anos.

Encontrada em situação análoga à de escravidão, a mulher disse à polícia que apanhava quase todos os dias. A agressora era a própria madrinha, identificada como Danielly Medeiros, que está em prisão temporária.

A jovem foi tirada de casa quando tinha 12 anos de idade durante um feriado da Semana Santa, quando deveria apenas passar alguns dias com a madrinha em Teresina.

Antes do sequestro ela morava com os pais e seis irmãos mais novos em Chapadinha, no interior do Maranhão. Começou então uma rotina de escravidão, agressões, ameaças e perda de qualquer liberdade.

Em seu depoimento, a vítima contou que era raro ela ter permissão para sair de casa; era também proibida de frequentar a escola. A mulher era responsável pelos trabalhos domésticos e pelo cuidado do filho da acusada, que é autista. 

A família da vítima já havia tentado outros meios de resgatá-la, porém, sem sucesso.

A suspeita de manter a própria afilhada em cárcere privado é  Francisca Danielly Mesquita Medeiros. Ela é servidora pública, empresária e já foi candidata a deputada federal no Piauí nas eleições de 2018.

Danielly tem 38 anos, é fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Ela foi candidata a deputada pelo Avante, mas não foi eleita.

Em 2020, Danielly foi candidata a vereadora em Teresina. Contudo, ela acabou desistindo da candidatura, como consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...