quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Flávio Dino solicita à PF investigação sobre causas do apagão

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, solicitou à Polícia Federal, por meio de ofício enviado nesta quarta-feira (16), para investigar as causas do apagão que interrompeu o fornecimento de energia elétrica para 26 dos 27 Estados da Federação, na manhã desta terça-feira (15).

O ministro informou que a solicitação foi em atendimento a um pedido do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de uma investigação policial sobre o que chamou de uma "anômala interrupção de energia ocorrida ontem". Esta informação foi dada por Dino em seu perfil nas redes sociais. Ele acrescentou que a investigação "é necessária em face da ausência de elementos técnicos, até o momento, que expliquem o que ocorreu", e que é "prudente uma análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de atos ilícitos". Esta última frase deixa claro que nenhuma possibilidade está sendo descartada, inclusive a de um apagão proposital. 

Há novas informações: o apagão teria sido provocado por dois episódios consecutivos; um deles seria em uma linha de transmissão no Ceará e outro em local ainda a ser identificado. O único Estado que não foi atingido pelo apagão foi Roraima, por não estar integrado ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

A queda no fornecimento de energia prejudicou a vida de aproximadamente 29 milhões de brasileiros. Em alguns locais, a falta de energia chegou a durar seis horas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...