quinta-feira, 15 de junho de 2023

Ministro Márcio França participa da inauguração do novo corredor ferroviário entre Maranhão e Piauí

A integração do país e o aquecimento da economia estão entre as prioridades do novo Governo Federal e o Novo Corredor do Arco Norte, no Porto do Itaqui, em São Luís (MA) dará mais impulso para essa meta. A afirmação é do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que participou da inauguração do empreendimento, no Porto do Itaqui, em São Luís (MA).

O novo corredor deverá suprir, de maneira eficaz e sustentável, a demanda crescente por importação de fertilizantes dos produtores agrícolas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Piauí, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal.

Na operação, a mercadoria que chega ao Porto do Itaqui é transportada por ferrovia até um armazém no Tocantins e, de lá, segue por rodovia até os produtores.

No fluxo inverso, o novo corredor será utilizado para transportar as safras desses produtores até o Porto do Itaqui, contribuindo para o aumento das exportações brasileiras a partir do Maranhão.

ESCOAMENTO

No primeiro trimestre deste ano, os portos do Arco Norte foram o principal eixo para o escoamento de milho para o mercado externo: das mais de 9 milhões de toneladas de milho exportadas, cerca de 3,5 milhões saíram dos portos do Arco Norte. O volume embarcado nos estados do Maranhão, Pará e Amazonas representa 36,4% da movimentação nacional.

PROTAGONISMO

O Porto do Itaqui começou a operar em 1972 e hoje é considerado um dos mais importantes do Arco Norte. Com nove berços, que variam entre 12 e 19 metros de profundidade, os terminais portuários permitem a atracação de navios de grande porte. As conexões com importantes ferrovias e rodovias fazem do Itaqui um corredor logístico imprescindível para o centro-oeste do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...