quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Com decisão do STF Othelino Neto pode ser reconduzido ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Decisão aprovada pelo Supremo Tribunal Federal nesta quarta (07), garante a Othelino Neto (PC do B) o direito legal de ser reconduzido ao cargo de presidente do Legislativo estadual. Aprovadas no plenário físico do STF as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI's) sob a relatoria dos ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques. Estavam em discussão a possibilidade dos presidentes das Assembleias Legislativas serem reeleitos. 

Foram julgadas e aprovadas as  ADIs do Paraná e Mato Grosso do Sul (ADIs 6688, 6714, 6698 e 7016), Amapá, Pernambuco e Piauí (ADIs 6683, 6718, 6686, 6687 e 6711), que garantiram o direito à reeleição aos presidentes da Assembleias Legislativas.

A ADI do Maranhão, que está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, ficará no mesmo entendimento das demais em razão da formação da jurisprudência dos demais julgamentos.

O ministro Gilmar Mendes explicou que as eleições ou as Mesas formadas em data anterior a 7 de janeiro de 2021, não serão levadas em conta para fins de inelegibilidade na próxima eleição.

A notícia representa relevante vitória para o atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, que deverá ser reconduzido ao cargo no início de 2023.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...