sexta-feira, 29 de abril de 2022

Aneel: bandeira tarifária será verde em maio


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 29, que a bandeira tarifária de energia elétrica em maio será verde. A medida vai alcançar todos os consumidores ligados ao SIN (Sistema Interligado Nacional), que cobre a maior parte do território nacional.

No início deste mês o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou o fim da bandeira de escassez hídrica, a tarifa mais elevada do sistema, para 15 de abril, uma medida antecipada pelo governo porque as termelétricas contratadas de forma emergencial em 2021 foram desativadas, com a consequente redução de custos.

Essa é a 1ª vez que a Aneel abrange a bandeira verde para todos consumidores do SIN desde o fim da bandeira de escassez hídrica, vigente no país de 1º de setembro do ano anterior até 15 de abril deste ano. Os únicos consumidores que permaneceram com a bandeira verde nesse período foram os beneficiados pela tarifa social.

O Ministério de Minas e Energia prevê que a bandeira verde continue em vigor até o fim de 2022, caso permaneçam os atuais níveis de chuva. A conta de energia elétrica residencial poderá reduzir em cerca de 20%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...