sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Ana Paula e Othelino dão relevante exemplo prático contra a Covid.



Enfrentar a pandemia da Covid tem sido uma dura batalha contra um vírus com considerável grau de letalidade e capacidade de disseminação, batalha intensificada à favor do vírus pelas vozes destoantes e inúmeras tentativas de sabotagem de qualquer esforço para tentar conter o avanço da doença.


As notícias falsas, as conhecidas 'fake news', foram um desafio a mais para os órgãos de saúde. Além de dar informações sobre a Covid, autoridades sanitárias e setores da imprensa ainda tiveram que tentar desfazer os efeitos da mensagens distorcidas, propagadas principalmente pelas redes sociais. Atacar a eficácia das vacinas ainda é tática comum dos que, por razões ainda inatingíveis à racionalidade, negam a gravidade da crise. Daí vem a relevância de incentivo à vacinação e outras medidas por parte de autoridades de destaque. 

É o que vem fazendo, por exemplo, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PC do B), e a sua esposa, a prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PDT). Por palavras e gestos há tempos eles vem dando mensagens de alerta e conscientização para cuidados que trazem alguma proteção à população. Distanciamento social, uso de máscaras, chamamento à vacinação estão entre os repetidos discursos de ambos. Desde o início da pandemia Othelino está à frente na condução dos trabalhos da Assembleia com rigorosas regras para proteger a saúde de parlamentares e funcionários do legislativo estadual, inclusive com realizações de sessões remotas, regras de distanciamento social dentro do plenário, entre outras medidas adicionais. 

Quando concede entrevistas ou grava vídeos com finalidade de esclarecer a população, Othelino mostra-se muito bem informado sobre cenários da pandemia.     

Ana Paula Lobato, além das falas pedagógicas, foi nesta semana incentivar mães e filhos a vacinar no primeiro dia da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, no Centro de Especialidades Médicas de Pinheiro.

E mais um exemplo prático. No início da aplicação de novas doses da vacina para a população pinheirense também nesta semana, ambos decidiram tomar a dose de reforço da pfizer no Centro de Capacitação de Professores Deny Reis Leite, principal ponto de vacinação da cidade. Não chega a ser um gesto simples; longe disso. Numa época em que considerável parcela da população em todo o país ainda teme a vacina, se recusa a vacinar as crianças influenciada pelas criminosas fakenews, incentivos como esse podem fazer muita diferença para sanar dúvidas e mudar a conduta. 

Após tomar a dose de reforço, Ana Paulo conclamou as pessoas que ainda não se vacinaram ou que estão com o ciclo incompleto, a fazer a coisa certa.

"A minha terceira dose foi concluída com sucesso. Quero convidar quem ainda não se vacinou para comparecer aos nossos postos. Hoje Pinheiro está com 82% da população vacinada, o que reflete nos hospitais", sublinhou. 

Othelino, também depois de tomar a dose de reforço, declarou: 

"Estou muito feliz em tomar a terceira dose, porque é ela que garante os sintomas mais leves. Essa é a melhor forma para evitar o agravamento da Covid-19".

Que mais exemplos como os de Ana Paula e Othelino se multipliquem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...