quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Coronavírus: Índia vai exportar doses de vacina para o Brasil nesta sexta-feira


Correio Brasiliense 

A Índia enviará, nesta sexta-feira (22/1), a primeira remessa de doses prontas da vacina da Universidade de Oxford com a AstraZeneca ao Brasil. Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro repostou a informação antecipada pela agência Reuters.

“O governo da Índia liberou as exportações de vacinas contra a covid-19, e as primeiras remessas serão enviadas nessa sexta-feira para o Brasil e Marrocos, disse o secretário de Relações Exteriores da Índia”, escreveu Bolsonaro.

Mesmo com o incêndio no Serum Institute of India, maior fabricante mundial de vacinas e fornecedor das doses que virão ao Brasil, o envio não foi afetado, assim como a produção de vacinas contra a covid-19, segundo a imprensa indiana.

A expectativa é que os dois milhões de doses cheguem ainda nesta sexta-feira ao país. Apesar de pronta e à disposição do governo federal, a aeronave da Azul só será usada em um trecho interno, já que as próprias autoridades indianas se incubiram de transportar os imunizantes.

"A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao Aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronve da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro", informou o Ministério da Saúde.

Espera

Desde semana passada, o Brasil espera a chegada das doses e programava iniciar a campanha de vacinação contando com o imunizante produzido em parceria com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca. Por enquanto, somente a CoronaVac está sendo distribuída à população.

No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem acordo de transferência tecnológica da vacina de Oxford. Porém, a fundação ainda depende da importação das doses prontas e do ingrediente farmacêutico ativos (IFA) neste primeiro momento. Até o fim do ano, a instituição planeja entregar 210,4 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...