sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Candidatos do PL escondem Bolsonaro na reta final da campanha

Um cenário que vem gerando uma crise no PL. Reportagem do Último Segundo revela que um grupo de candidatos a deputado estadual e federal da legenda está escondendo o presidente Jair Bolsonaro (PL) neste momento final da campanha.  

O problema é mais perceptível no Nordeste, o que não chega a ser uma surpresa já que o PT é tradicionalmente popular na região. O incômodo é com as regiões Norte e Sudeste onde a situação foi também percebida. Os Estados de Minas Gerais e São Paulo são motivo de maior preocupação. Nos bastidores do Partido Liberal cabeças batem há poucos dias das eleições 2022. 

Antes do início da campanha a direção nacional do PL deu liberdade aos filiados a apoiarem candidatos à Presidência e Governador de acordo com suas escolhas, mas proibiu os diretórios estaduais de fazerem coligação com partidos de esquerda. 

Apesar desta última orientação, a autorização de escolha de qualquer candidato trouxe um efeito colateral: muitos candidatos à Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas avisaram que apoiariam Lula e não Bolsonaro. Outros, que ficariam neutros. Bolsonaro soube do problema e solicitou a direção do PL providências urgentes. Ouviu como resposta a impossibilidade de cobrança nesta fase da campanha, mas recebeu a promessa de que, pelo menos nos estados de São Paulo e Minas Gerais, os candidatos irão se manter neutros, impedindo um fortalecimento de Lula.

O motivo de um grupo de nomes do PL estarem escondendo o chefe do executivo federal tem relação com resultados de pesquisas internas feitas em São Paulo segundo as quais eleitores paulistas estariam mais dispostos a apoiarem candidatos não ligados a nenhum lado. A intenção dessa ala do PL é transmitir ao eleitorado a imagem de neutralidade e independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula sanciona projeto relatado por Ana Paula Lobato que regulamenta a profissão de sanitarista

Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista n...